Por Alveni Lisboa
A OpenAI começou a oferecer a assinatura Plus do ChatGPT para usuários brasileiros. A ferramenta de inteligência artificial para escrita de textos chega ao país custando US$ 20 (cerca de R$ 105, em conversão direta), valor que deve ser pago na moeda norte-americana, porém com a aceitação de cartão de crédito nacional.
A principal vantagem da assinatura é o acesso imediato à plataforma, mesmo nos momentos de sobrecarga do sistema, que ocorrem com frequência. Isso significa que você não precisará aguardar mais na fila para acessar o ChatGPT, pois sempre terá prioridade no uso.
Outra promessa é de mais estabilidade e agilidade nas respostas. Quando está com uso excessivo, o ChatGPT pode levar algum tempo para oferecer as respostas, principalmente em tarefas mais complexas.
Quem se dispor a assinar o serviço, também receberá em primeira mão as atualizações e os recursos em fase de teste. Até o momento, os desenvolvedores não anunciaram nenhuma grande ferramenta, porém a promessa é de introduzir novidades nas próximas semanas.
Não há como assinar o ChatGPT Plus automaticamente pelo site. Os interessados precisam se cadastrar em uma lista de espera e aguardar a convocação por e-mail para ter o direito de pagar pelo serviço. Esta foi uma medida encontrada para evitar a sobrecarga nos servidores, garantindo a prestação adequada do serviço.
ChatGPT em alta
Além do Brasil, também foram contemplados países da União Europeia e do Reino Unido. Esta é a primeira tentativa de monetização em cima do ChatGPT, o que poderia render uma fonte constante de lucro para a OpenAI. Atualmente, o serviço não exibe propagandas nem cobra valores para uso — a modalidade gratuita será mantida.
O serviço estava disponível nos Estados Unidos desde o dia 1º de fevereiro, mas sem previsão de ser expandido. Agora, parece que a OpenAI está disposta a lucrar com sua tecnologia de modo mundial, pegando carona do hype do serviço na internet.
Recentemente, a empresa revelou ter alcançado 100 milhões de usuários apenas dois meses após o lançamento. Além do plano Plus, existe um boato de um serviço mais caro e com recursos adicionais, voltado para o mercado empresarial. Ainda não houve a oficialização deste plano pela OpenAI, então não se sabe o preço nem como as companhias poderão tirar proveito do chatbot de conversas humanizadas.
Texto retirado de CANALTECH
Comentários