Em uma proposta controversa, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), expressou o desejo de utilizar recursos do Fundo Amazônia para financiar o asfaltamento da BR-319, estrada conhecida por potencializar o desmatamento no sul do Amazonas.
A BR-319, que conecta Manaus (AM) a Porto Velho (RO), tem sido o centro de muitos debates devido aos seus impactos ambientais. Segundo informações da Folha, o ministro deseja viabilizar o asfaltamento do “trecho do meio” dessa rodovia utilizando recursos especificamente destinados à preservação da maior floresta tropical do mundo.
Defendendo sua proposta, Renan Filho afirmou que seu objetivo é construir a “rodovia mais sustentável e mais verde do planeta”, embora não tenha detalhado exatamente o que essa afirmação significa. Ele sugere que, devido ao baixo fluxo de tráfego nesse segmento, seria possível implementar medidas de proteção ambiental mais rigorosas ao longo da rodovia.
“Para fazer uma gestão privada de custo relativamente alto que permita passagem animal, controle e combate ao desmatamento, que tenha monitoramento por câmeras, por viaturas, isso não teria sustentabilidade por pedágio”, declarou o ministro, explicando as razões financeiras por trás de sua sugestão.
No entanto, especialistas e defensores do meio ambiente têm alertado repetidamente sobre os riscos associados à BR-319.
Pesquisas recentes do Observatório da BR-319 revelaram que a rede de ramais ao redor da rodovia abrange 5 mil km, sendo quase seis vezes maior que a rodovia em si. Notavelmente, mais de 2 mil km desses ramais foram estabelecidos nos últimos seis anos, período que coincidiu com um aumento significativo no desmatamento da região.
A proposta do ministro também foi amplamente coberta por outras grandes mídias, incluindo A Crítica, CNN Brasil e Valor, refletindo a atenção e a preocupação nacional com a questão.
Nota da Redação: O uso sustentável de recursos e a preservação da Floresta Amazônica são de importância crítica para o Brasil e para o mundo. É essencial que as propostas que impactam essa região sejam consideradas cuidadosamente, levando em conta tanto os benefícios econômicos quanto as consequências ambientais.
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