A Superintendência da Zona Franca de Manaus quer usar postes de iluminação pública como suportes para as antenas de 5G, como forma de agilizar a implantação da nova onda tecnológica no Polo Industrial de Manaus. O tema foi discutido em debate promovido pela própria Suframa e pela ABDI.
Para o superintendente Algacir Polsin, a utilização das luminárias públicas do Distrito Industrial torna mais factível a implementação da tecnologia 5G na ZFM. “Com a utilização de algumas luminárias é viável a implantação do 5G no Polo Industrial de Manaus”, defendeu durante o seminário Conecta 5G.
Segundo sustentou, um dos principais desafios para a implementação do 5G é a necessidade de capilaridade de pontos geográficos para a distribuição da tecnologia. Uma alternativa à construção de novas torres para instalação das antenas seria usar os postes públicos.
Para a Suframa, a medida permitiria o avanço mais rápido da indústria 4.0, assim como a evolução de novas tecnologias pelo nosso ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. “Pode se tornar um projeto-piloto exitoso, com potencial para ser replicado em outros locais do Brasil”, disse Polsin.
Fonte: Convergência Digital
Comentários