A energia solar é uma das fontes renováveis que mais tem crescido muito nos últimos anos, principalmente por ser uma alternativa sustentável e de baixo custo. No entanto, ainda existem algumas inverdades sobre o setor que acabam gerando dúvida nos consumidores.
De acordo com o sócio fundador e diretor comercial da SolarVolt Energia, Gabriel Guimarães, existem muitas especulações a respeito do assunto. “Em casos de dúvida, a melhor opção é buscar respostas em fontes seguras, como veículos de notícias e empresas especializadas em energia solar, que tem propriedade para falar do assunto”, afirma.
O Portal Amazônia separou as dez principais dúvidas a respeito da energia solar:
1. Placas solares não funcionam em dias frios ou nublados
Mito. Essa é uma das maiores inverdades espalhadas sobre a fonte. De fato, a eficiência energética de sistemas solares é reduzida em dias nublados, no entanto, isso não significa que as placas irão parar totalmente de produzir energia, haja vista que, embora o sol esteja encoberto, ainda há luminosidade.
2. Precisam de manutenções constantes
Mito. A estrutura dos painéis solares é muito simples e não conta com partes móveis ou encaixes flexíveis que exijam uma manutenção com regularidade. Quanto à sujeira, a própria inclinação da instalação e a água da chuva costumam garantir que estejam limpos. Caso isso não aconteça, a limpeza pode ser feita pelo próprio proprietário.
3. Projeto solar deixa a construção feia
Mito. Atualmente, a tecnologia dos painéis solares está muito evoluída, assim como as técnicas construtivas. Assim, basta o arquiteto estruturar um projeto que alcance um resultado esteticamente bonito e ao mesmo tempo funcional.
4. Podem durar mais de 25 anos
Verdade. Após a instalação dos painéis fotovoltaicos, os equipamentos podem durar mais de 25 anos e provavelmente com 80% de seu desempenho.
5. O investimento em energia solar é muito alto e não compensa o retorno
Mito. O custo para a instalação de projetos solares caiu muito nos últimos anos. Além disso, o retorno do investimento leva, em média, cerca de cinco anos.
6. O acesso a linhas de financiamento para instalação de projetos solares é muito difícil
Mito. Hoje, o Brasil conta com diversas linhas de financiamento destinadas à implementação de sistemas solares, com baixas taxas de juros e com um longo prazo para pagamento do crédito. Basta procurar um banco de confiança e fazer uma avaliação
7. Energia solar deixa conta de luz mais barata
Verdade. Em meio a maior crise hídrica enfrentada pelo país e ao aumento constante nas tarifas de energia, o sistema solar fotovoltaico pode trazer grandes economias na conta de luz, reduzindo as tarifas em até 95%.
8. É preciso baterias para armazenar a energia solar
Mito. Nem sempre esse método de armazenamento por meio de baterias é necessário. No Brasil, a maioria dos consumidores que optam pela geração solar participam de um sistema de compensação que é interligado à rede elétrica convencional da concessionária, dessa forma, a energia gerada que não é consumida será injetada automaticamente na rede, gerando créditos para o cliente
9. É preciso solicitar autorização para instalar o sistema fotovoltaico?
Verdade. Para fazer a ligação para o uso de energia solar em um imóvel é preciso solicitar a autorização junto à concessionária de energia da sua região para que profissionais capacitados façam essa avaliação.
10. A energia solar não é segura
Mito. Os sistemas de energia solar são seguros e muito confiáveis, sendo projetados para suportar climas extremos, incluindo, chuva de granizo e até mesmo queda de galhos.
Fórum ‘Amazônia que eu quero’ – Energia Limpa
Em sua segunda edição, o Fórum da plataforma ‘Amazônia Que Eu Quero‘ abordou o tema Energias Limpas. O evento, que foi realizado dia 8 de fevereiro, é o segundo dos cinco fóruns previstos para 2022, uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica (FRAM).
Energia limpa como alternativa sustentável para a região amazônica, os impactos causados pela geração de energia no meio ambiente e os investimentos em fontes renováveis foram alguns dos temas debatidos no encontro. Autoridades regionais e nacionais abordaram assuntos e soluções concretas para o aprimoramento do setor na Amazônia.
O programa foi transmitido para os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Pará, por meio do canal da Fundação Rede Amazônica no Youtube e simultaneamente pelo canal Amazon Sat em TV aberta. Assista:
Fonte: Porta da Amazônia
Comentários