Para uma imersão completa na natureza, hotel na Suécia oferece um quarto suspenso em árvores com centenas de ninhos ao redor
Se cercar de natureza é um jeito lindo de passar férias ou mesmo tirar alguns dias para desacelerar. Uma casa na árvore para adultos é uma ideia maravilhosa. Agora, uma casa na árvore, cercada por casas de pássaros é quase um sonho. E foi este “sonho” que o estúdio de arquitetura dinamarquês BIG transformou em realidade em um hotel na Suécia.
O Treehotel foi criado em parceria com o ornitólogo sueco Ulf Öhman para que os hóspedes possam estar literalmente no meio da floresta e dos seus habitantes. “Passei alguns dias e noites em alguns dos quartos do antes da pandemia e saí com uma sensação de rejuvenescimento da imersão completa na natureza”, conta Bjarke Ingels, fundador do BIG. Mas o arquiteto não estava satisfeito e queria uma maneira de tornar esta imersão ainda mais encantadora.
“Eu não pude deixar de me perguntar se havia uma maneira de levar a imersão um passo adiante – e quase instantaneamente a ideia de convidar não apenas os visitantes humanos, mas também a população residente de pássaros e morcegos para coabitar um enxame esférico de ninhos veio à vida”, revela.
O quarto do hotel fica suspenso entre duas árvores e está contido em um cubo em grande parte envidraçado. Em volta deste cubo, está uma grade de metal esférica que suporta 350 casinhas de pássaros de diferentes tamanhos.
Para chegar no quarto, que recebeu o nome de Biosfera, é preciso atravessar uma ponte suspensa. O cômodo tem 34 metros quadrados e tem pé-direito duplo, com grandes janelas para observar os pássaros e a floresta.
Uma cama de casal fica em um mezanino acima do banheiro. O interior é quase inteiramente preto e várias luzes em forma de casa na árvore pendem do teto.
O hotel estava coberto de casas de pássaros de diferentes tamanhos para incentivar uma grande variedade de pássaros a fazer ninhos. Uma informação importante passada pelo ornitólogo é que os pássaros raramente defecam onde fazem ninhos, o que vai garantir a limpeza das janelas por mais tempo.
Além de criar uma experiência interessante para os hóspedes, o objetivo do projeto é ajudar a aumentar as populações de aves locais.
“Inventários mostram que várias populações de aves diferentes estão diminuindo na região”, disse Ulf Öhman. “A silvicultura levou a uma redução do número de buracos naturais nas árvores onde as aves faziam seus ninhos. A instalação destes ninhos artificiais é muito bem vinda!”.
O ornitólogo disse ainda que espera que a experiência incentive os hospedes a instalar casas para os pássaros locais quando voltarem para suas casas. No Brasil, é possível construir ninhos artificiais usando cabaças.
Fonte: CicloVivo
Comentários