A nossa prioridade deve ser a Amazônia Ocidental. Devemos combater tudo que prejudique a nossa região. Só o futuro dirá se sairemos vencedores, não obstante, vamos continuar lutando por dias melhores na região que não é valorizada por aqueles que a desconhecem ou que têm interesses contrários aos nossos.
Por Gilmar Freitas
____________________
A ZFM visa ao desenvolvimento sustentável de uma imensa área que, infelizmente, continua desassistida pelo governo central. O projeto concebido inicialmente para durar 30 anos teve sucessivas prorrogações na tentativa de atingir a maturidade e o êxito pretendido para alcançar, ao final do período estabelecido para o seu término, autossuficiência econômica e social.
Por isso, necessitamos desde já combinar tantas coisas discordes para formar um todo que se torne uma coisa só, que não se dissolva ao pequeno toque de qualquer nova ideologia política. A nossa prioridade deve ser a Amazônia Ocidental. Devemos combater tudo que prejudique a nossa região. Só o futuro dirá se sairemos vencedores, não obstante, vamos continuar lutando por dias melhores na região que não é valorizada por aqueles que a desconhecem ou que têm interesses contrários aos nossos.
Ouso levantar a minha fraca voz a favor da causa da sã política, não temendo os sórdidos interesses que degradam a região da Amazônia Ocidental. O despotismo é insensível a tudo, pois assim lhe convém. É preciso que nos unamos numa grande frente pela justiça e legalidade, lutando para cessar de uma vez o roubo, o tráfico de entorpecentes e outras drogas, os incêndios e o desmatamento da floresta, a matança de índios e daqueles que lutam em seu favor.
Temos que ser sensíveis às necessidades dos que mais necessitam de apoio, para que num futuro não muito distante formemos um povo homogêneo, sem o que nunca seremos verdadeiramente livres, respeitáveis e felizes.
É espantoso que perdurem por tanto tempo impunimente os crimes tão contrários às leis da moral e de uma sã política, perpetrados por indivíduos que se dizem civilizados. Precisa ser dado um basta definitivo, combatendo esses crimes para que não aumentem cada vez mais e não venhamos no futuro lamentar profundamente. Não façamos aos outros o que não queremos que nos façam.
Desgraçadamente, não recebemos o devido crédito em nada que falamos com respeito ao êxito do projeto ZFM para a nossa região e da sua contribuição positiva econômica, política e ambiental para todo o país, razão pela qual resultam as medidas prejudiciais e os vários ataques contra nós.
Lamentamos, profundamente, a repercussão internacional negativa causada pelas desgraças que ocorrem na Amazônia Ocidental, mas devemos aproveitar o momento para reverter essa situação, mostrando ao mundo inteiro que somos sensíveis aos males que têm se abatido sobre essa região e que temos, como amazônidas e brasileiros, a capacidade de defender nossa natureza, preservando e explorando com sustentabilidade uma região tão importante para nós e para todo o Brasil. Nossa luta deve ser alicerçada na razão, no convencimento e na justiça.
Comentários