Da Redação
MANAUS – Produzido há 30 anos, o mel “Feira do Mel Flor do Amazonas” será oferecido ao consumidor de outros estados. A oferta no mercado nacional se deve ao Selo Arte, certificado de identidade e qualidade que possibilita a comercialização nacional de produtos artesanais.
Samia Leite, administradora da empresa, disse que o produto foi muito procurado nos momentos críticos da pandemia de Covid-19. “Na época a gente não fazia delivery, mas a gente se viu obrigado a fazer e, felizmente, isso foi muito bom porque as pessoas começaram a procurar muito os produtos das abelhas. É comprovado cientificamente para problemas respiratórios e ajudou muita gente”, contou.
“Na época, a gente recebeu muitas mensagens do Brasil inteiro perguntando como que mandava o mel para fora. Infelizmente ainda não dava, mas agora temos essa conquista”, disse Samia.
O Flor do Amazonas será comercializado junto com o mel produzido pela Cooperativa dos Criadores de Abelhas Indígenas da Amazônia de Boa Vista do Ramos. Este é o primeiro selo certificado em Manaus, segundo a diretora técnica do Sebrae Amazonas Adrianne Gonçalves.
“E sai para uma turma empreendedora de muito sucesso, que já despertou interesse fora. Não podia comercializar por não ter essa legalização. Então, chega essa importante conquista documental, que já vem depois de uma maturidade do produto”, disse.
O trabalho de certificação teve parceria do Sebrae Amazonas com o Ministério da Agricultura, Federação da Agricultura e Pecuária e Governo do Estado.
Demanda
De acordo com Alexandre Araújo, presidente da Adaf (Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas), há uma grande demanda do estado de São Paulo pelo mel produzido por associações e cooperativas do Amazonas.
“A atividade da floresta, produção de mel de abelhas sem ferrão, caraterística muito amazônica, tem sido procurado pelas indústrias e pessoas pela qualidade”, afirmou. O mel desumidificado de abelha social sem ferrão é o mais comum no Amazonas.
Originalmente publicado por: Amazonas Atual
Comentários