Sistema TempoCampo, criado na USP em Piracicaba, oferece indicador de produtividade para apoiar decisões no campo a partir dos efeitos do clima; informações serão veiculadas no programa “AgroCultura”, no último domingo do mês
No último domingo, dia 30 de janeiro, o programa AgroCultura, veiculado na TV Cultura de São Paulo, passou a contar com um boletim de projeções agrometeorológicas realizadas por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. Chamado Boletim TempoCampo, o espaço terá informações no programa sempre na última edição do mês.
Os dados do boletim são obtidos a partir do Sistema TempoCampo, ferramenta que é produto de diversos projetos de pesquisa na área de modelagem agrícola e agrometeorologia da Esalq. Essa ferramenta tem como objetivo quantificar o clima em termos de produção agrícola, trazendo um indicativo ao agricultor que pode consultar se o clima está auxiliando ou penalizando a produção.
A ferramenta está disponível para computador e também por aplicativo para apoiar a tomada de decisão no campo, oferecendo projeções futuras de produtividade em culturas como cana-de-açúcar, milho e soja para as principais regiões produtoras do Brasil.
O quadro conta com apresentação do jornalista Fabiano Pereira, da TV USP Piracicaba, e do professor Fábio Marin, coordenador do projeto TempoCampo. O programa AgroCultura vai ao ar todos os domingos, das 10h às 10h30, com reprises às quintas-feiras, às 20h.
Clique e confira o primeiro boletim veiculado na TV Cultura:
Fonte: Jornal da USP
Comentários