Navios aguardam para limpar derramamentos de óleo causados por um vazamento de um oleoduto submarino a 20 km da costa leste da Tailândia
As autoridades estão correndo para evitar que o derramamento de óleo no leste da Tailândia danifique corais, depois que autoridades afirmaram neste domingo (30) que o vazamento que começou na semana passada estava se deslocando para mais áreas costeiras.
O ministro dos Recursos Naturais e Meio Ambiente, Varawut Silpa-archa, afirmou à Reuters que é crucial tentar evitar que a principal massa de petróleo chegue à costa de Ao Prao, uma pequena baía em Koh Samet, conhecida ilha turística. “Se o óleo atingir esta área, isso poderá impactar a praia e causar grandes danos aos corais de águas rasas”, afirmou o ministro.
O óleo começou a vazar de um oleoduto de propriedade da Star Petroleum Refining Public Company Limited (SPRC.BK), na terça-feira. Antes de ser controlado, cerca de 50 mil litros de óleo escaparam para o oceano a 20 km da costa leste da Tailândia.
A praia de Mae Ramphueng, na província de Rayong, declarou área de desastre ambiental depois que um pouco de petróleo chegou à praia na noite de sexta-feira (28).
A última imagem de satélite da Agência de Desenvolvimento de Tecnologia Espacial e Geoinformática do governo (GISTDA) mostrou que o derramamento de óleo se espalhou e cobriu 67 quilômetros quadrados de área do mar.
Fonte: Um Só Planeta
Comentários