Chegada do calor trouxe a beleza dessa espécie que pode ser vista e admirada em todas as zonas da cidade
O verão amazônico não trouxe apenas altas temperaturas para a capital amazonense. Neste segundo semestre do ano, começou a florescer diversas árvores da espécie Tabebuia, mais conhecidos como “ipês” em todas as zonas de Manaus.
Além da Djalma Batista – um dos pontos que anualmente oferece um espetáculo de cores – diversos outros logradouros públicos, corredores viários e praças públicas e privadas começam a florescer belos ipês de várias cores e tamanhos.
Quem passa pelas avenidas Max Teixeira, Torquato Tapajós, Ephigênio Sales e André Araújo, já consegue visualizar as flores nas cores branca e lilás. Estes ipês são frutos do plantio de mais de 6 mil ipês realizados no ano passado pelo programa Arboriza Manaus, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo de Manaus.
População encantada
A espécie ganhou notoriedade em Manaus a partir de 2015, quando ocorreu o primeiro florescimento dos ipês brancos plantados no canteiro central da Djalma Batista. Tradicionalmente, o surgimento das flores acontece entre os meses de setembro e outubro, no pico do período seco.
Os ipês floridos têm encantado a população em todas as zonas da cidade. Para a farmacêutica Cláudia Helena Pio, é uma alegria ver tantas árvores na cidade florescendo. “Esse é um período muito quente, mas somos sempre agraciados em ver essas belezas naturais, que particularmente, me encantam muito. Dessa vez, são em vários cantos da cidade e toda a oportunidade que eu tenho eu paro para fotografar. Sou apaixonada”, comentou.
Outra amazonense encantada pelo florescimento de ipês foi a corretora Dayanne Gonzaga, moradora do Condomínio Jardim Paradiso há sete anos. Segundo publicação de Dayanne nas redes sociais, durante o tempo em que mora no condomínio, nunca tinha visto o florescimento de um ipê.
“Quando a gente acha que não pode mais se reinventar, vem Deus e transforma nossa árvore seca neste lindo ipê. Sete anos que moro aqui e nunca isso tinha acontecido”, comentou a corretora.
Dayanne acrescentou ainda que a publicação teve grande repercussão nas redes sociais até fora do Amazonas.
“O ipê virou ponto de fotos de todos os condôminos. Inclusive, a minha foto repercutiu bastante, vários amigos e familiares de outros Estados ficaram encantados com a beleza do ipê. Mudou o cenário do nosso condomínio”, acrescentou
Novos ipês também estão florescendo nas rotatórias da Cidade Nova, Ponta Negra, avenida Rodrigo Otávio, avenida Brasil, praça do Petrópolis, entre outros. Depois de florescerem, os ipês começam o processo de renovação das folhagens, momento em que todas as flores e vagens caem ficando apenas os galhos das árvores, que ganharão novas folhas. Nesse momento, é possível fazer a coleta de sementes para a produção de mudas.
Fonte: Acrítica.com
Comentários