Ministério da Economia publicou duas portarias com a autorização para a realização dos concursos públicos. Número de vagas está abaixo do anunciado em junho pelo ex-ministro Ricardo Salles
O Ministério da Economia autorizou a contratação de 568 novos servidores no Ibama e 171 novos servidores no ICMBio. A autorização foi tornada pública na edição desta segunda-feira (06) no Diário Oficial da União. Há meses autoridades do governo anunciam que farão um concurso nas duas autarquias para diminuir o déficit de servidores públicos nos dois órgãos.
O concurso irá repor, ao todo, 739 vagas nas duas autarquias ligadas ao Ministério do Meio Ambiente. O déficit de servidores no Ibama e no ICMBio é de 2.311 servidores e 1.317 servidores, respectivamente.
Embora o concurso atual não resolva esse buraco, qualquer contratação de servidores melhora um pouco o cenário atual e torna improvável a extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da incorporação das atividades do órgão às atribuições do Ibama, como o governo havia planejado.
Os presidentes das duas autarquias terão seis meses para publicar o edital do concurso público. O Ibama tem 568 vagas autorizadas, sendo 96 para o cargo de Analista Ambiental (Nível Superior), 40 para Analista Administrativo (Nível Superior) e 432 para Técnico Ambiental (Nível Intermediário). Já o ICMBio tem 171 vagas abertas, sendo 61 para o cargo de Analista Ambiental (Nível Superior), 110 para Técnico Ambiental (Nível Intermediário)
Fonte: O Eco
Comentários