Batizado de sagui-de-Schneider, o animal foi localizado na fronteira dos estados do Pará e do Mato Grosso
A biodiversidade brasileira é uma caixinha de surpresas. Prova disso é a nova espécie de macaco recém-descoberta e batizada de sagui-de-Schneider (Mico schneideri), em homenagem a Horacio Schneider, pioneiro no estudo de primatas neotropicais.
O animal, pertencente ao grupo dos saguis da Amazônia, foi encontrado na fronteira entre o Pará e o Mato Grosso, na região entre os rios Juruena e Teles Pires. A descoberta foi feita por especialistas do Programa de Monitoramento de Primatas, desenvolvido pela Usina Hidrelétrica Teles Pires, controlada pela empresa Neoenergia.
“Os saguis amazônicos do gênero Mico são endêmicos, pouco conhecidos da região e, portanto, prioritários para pesquisas e esforços de conservação”, destacou em nota o professor Dr. Fabiano Rodrigues Melo, da Universidade Federal de Viçosa (MG), que integrou o time de pesquisadores responsáveis pelo acompanhamento do programa.
Em 2019, foi identificado um primata batizado de Plecturocebus grovesi (zogue-zogue-de-Groves), uma homenagem ao professor britânico Colin Groves, uma das maiores autoridades mundiais em taxonomia de primatas.
Desde 2012, os programas de monitoramento de fauna e flora nas regiões sob influência da UHE Teles Pires, feitos em parceria com universidades, também já identificaram três novos tipos diferentes de peixes e uma orquídea.
Fonte: Um só Planeta
Comentários