A mobilização da iniciativa privada e de governos municipais e estaduais em torno da agenda climática no Brasil ganhou um reforço de peso nesta 5ª feira (28/1), com o lançamento da Aliança pela Ação Climática (ACA Brasil). Parte de uma rede de coalizões nacionais que já existe em países como Argentina, EUA, Japão e México, a ACA chega com o objetivo de fortalecer a agenda subnacional de clima, conectando e engajando diversos atores da sociedade brasileira. Encabeçada por entidades como WWF Brasil, Instituto Clima e Sociedade (iCS), CDP, ICLEI e Centro Brasil no Clima (CBC), a iniciativa reúne lideranças empresariais, investidores, autoridades subnacionais, cientistas, imprensa, grupos religiosos, organizações da sociedade civil e da juventude.
“Estamos alinhados com a visão de que, mais do que frear a mudança climática, devemos trabalhar para a construção de um novo paradigma econômico e social, que promoverá a justiça climática, ambiental e o bem-estar da população. Estamos comprometidos em deixar no planeta uma marca regenerativa. Uma marca de empenho coletivo pela manutenção e o apreço por todas as formas de vida”, diz a declaração da ACA Brasil.
O lançamento virtual contou com a participação do “campeão de alto nível” da COP25, o chileno Gonzalo Muñoz; Daniela Lerário, da equipe de “campeões do clima” da COP26; e da cientista Suzana Kahn (COPPE-UFRJ). Daniela Chiaretti deu mais detalhes da iniciativa e do evento no Valor.
Fonte: ClimaInfo
Comentários