Reportagem do grupo Repórter Brasil em parceria com a ONG ambiental Mighty Earth revelou irregularidades na cadeia de fornecedores indiretos
Um grupo formado por seis grandes varejistas europeias anunciou bloqueio à importação de carne bovina brasileira relacionada à JBS, maior processadora de proteína animal do mundo. Os produtos que estão sendo retirados das prateleiras incluem cortes nobres frescos, carne em conserva e carne seca.
A medida foi tomada na esteira de uma reportagem do grupo independente de investigação Repórter Brasil em parceria com a Mighty Earth, ONG ambiental com sede em Washington, nos EUA, que revelou a associação da produção da gigante brasileira e outras, como a Marfrig e Minerva, com o desmatamento na Amazônia, Cerrado e Pantanal.
A Mighty Earth compartilhou as descobertas diretamente com as varejistas antes da publicação oficial, o que resultou nos anúncios de hoje. Comprometeram-se com o bloqueio o Carrefour Belgium, a Sainsbury’s UK, o Princes Group (também no Reino Unido), Lidl Netherlands (Holanda), o Auchan France e o grupo belga Ahold Delhaize.
Fonte: Um Só Planeta
Comentários