Hoje é uma data especial para nós… o Idesam completa 17 anos de criação. Em anos humanos seria adequado dizer que estamos próximos de atingir a maioridade – e a maturidade trazida com ela.
Na prática, significa dizer que temos 17 anos de bons projetos com resultados relevantes e mudando a vida de pessoas e comunidades na Amazônia. Hoje somos uma das principais ONGs ambientais do Brasil, com resultados de grande impacto.
Esse sentimento otimista, para comemorar mais um ciclo de vida, se mescla, no entanto, à preocupação resultado do cenário que vivemos, e como os temas ambientais estão sendo encarados, principalmente pelo governo e pelas organizações que deveriam propor melhorias e alternativas, mas, ao invés disso, estão seguindo um projeto que mais parece de destruição e retrocesso.
Mas não podemos desanimar, tudo isso reforça o nosso desejo de lutar pela Amazônia e criar conexões que nos ajudem na busca por uma sociedade mais justa e sustentável.
Nós somamos a milhares de vozes amazônidas que clamam por justiça, por oportunidades de ter uma melhor qualidade de vida, pela oportunidade de produzir de maneira sustentável, por ter um pedaço de terra para plantar e colher o que a natureza nos oferece, sem que isso represente ameaça a nenhuma forma de vida.
O Comitê Gestor do Idesam gravou uma mensagem para reafirmar nosso compromisso com esta região que nos acolhe; e destacar nossa crença de que é possível aliar progresso e conservação em prol da Amazônia e suas comunidades!
É possível ter na Ciência uma importante aliada para a tomada de decisões!
É possível ter uma Nova Economia na Amazônia, gerando riquezas ao mesmo tempo que mantém a floresta em pé!
Confira a mensagem no vídeo a seguir:
E, nesta batalha diária, é muito bom contar com você, que nos apoia, que nos incentiva e que acredita em nosso trabalho.
Seja qual for a sua relação com o Idesam, isso nos dá forças para continuar. E esperamos continuar contando com esse apoio, seja compartilhando e consumindo nossos conteúdos, seja divulgando nosso trabalho, seja apoiando nossos projetos com doações, seja através do trabalho voluntário…
Enquanto houver luta, estaremos aqui!
Comentários