Cientistas teorizam que, há 125 mil anos, esses hominídeos tenham usado queimadas para manter uma área de pastagem por pelo menos 2 mil anos
Uma pesquisa publicada na revista Science Advances na última quarta-feira (15) mostra que os impactos ambientais causados nos ecossistemas pelos seres humanos e por seus ancestrais podem ser muito mais antigos do que se imaginava: pelo menos 125 mil anos atrás.
Os responsáveis por intervir no meio ambiente há tanto tempo são os neandertais, espécie extinta há 28 mil anos. As evidências dessa intervenção foram encontradas próximas à cidade de Halle, na Alemanha, por um grupo de arqueólogos da Universidade de Leiden. Ao estudarem a região de uma pedreira, descobriram restos mortais de centenas de animais que teriam sido abatidos pelos neandertais, assim como ferramentas de pedra e fragmentos de carvão.
A hipótese elaborada pelos cientistas é que as atividades de caça e a queima de vegetação por esses hominídeos possam ter influenciado no ecossistema local. Isso porque antes que eles chegassem lá, a região era coberta por uma floresta, e viviam ali espécies como veados, elefantes, leões e hienas. Depois da ocupação pelos neandertais, a região converteu-se em pastagens cobertas de grama.
Katherine MacDonald, arqueóloga da Universidade de Leiden e uma das cientistas envolvidas na descoberta, afirmou à New Scientist que as evidências de carvão encontradas na região tornam “realmente tentador imaginar que possam ter sido os neandertais queimando a vegetação”. Outras análises também apontam para esse caminho, como o fato de que regiões de características similares por onde os neandertais não passaram permaneceram com a vegetação intacta.
É preciso, no entanto, ter cautela. Não é fácil precisar se os vestígios do carvão encontrado referem-se ao mesmo período em que a vegetação sumiu. Além disso, afirma o arqueólogo Wil Roebroeks em nota à imprensa, não é possível dizer ainda se o espaço foi aberto devido à chegada dos hominídeos, ou se os hominídeos foram até o local porque estava aberto. O que é uma certeza para os pesquisadores, no entanto, é que os neandertais contribuíram para manter a região aberta por pelo menos 2 mil anos.
A descoberta representa um grande avanço não só para a arqueologia, mas também para as pesquisas em ecologia e até para a área de estudos comportamentais. “Os primeiros caçadores-coletores não eram simplesmente ‘hippies primitivos’ que vagavam pela paisagem colhendo frutas aqui e caçando animais ali. Eles ajudaram a moldar sua paisagem”.
Antes, acreditava-se que a intervenção humana sobre o meio ambiente teria começado com a agricultura, há cerca de 10 mil anos, mas estudos recentes, como esse, sugerem que ela teria se iniciado muito antes, ainda que em menor escala.
Fonte: Revista Galileu
Comentários