Frustrada com a falta de compromissos do governo Bolsonaro contra o desmatamento, a administração de Joe Biden quer dialogar diretamente com os estados brasileiros. Um primeiro passo foi dado na 6ª feira (30/7), quando um grupo de governadores brasileiros participou de conversa virtual com John Kerry, enviado especial da Casa Branca para o clima.
A Folha deu destaque à sinalização e ressaltou que o governo dos EUA enxerga os estados interlocutores como mais confiáveis (ou, ao menos mais proativos) do que Brasília.
Em entrevista à CNN Brasil, o governador Renato Casagrande (ES) afirmou que os EUA querem que o Brasil vá além das promessas e avance em ações e metas claras para reduzir o desmatamento e que falta “identidade” de Bolsonaro com o tema de meio ambiente. Isso joga a responsabilidade no colo dos governadores, que tentam agora reverter o isolamento internacional do Brasil na agenda ambiental e climática.
Também à CNN Brasil, o governador Wellington Dias (PI) disse que Kerry “recebeu muito bem” a proposta dos estados brasileiros para a cooperação ambiental com os EUA. O governador Flávio Dino (MA) também conversou com a emissora sobre o diálogo com Kerry.
Jake Spring e Valerie Volcovici deram mais detalhes sobre a proposta dos governadores na Reuters. Os estados brasileiros apresentaram um conjunto de iniciativas com foco no desenvolvimento sustentável e na preservação do meio ambiente para a promoção de atividades e setores econômicos “verdes” em todo o país. A expectativa do grupo é investir cerca de R$ 1,5 bilhão e gerar mais de 150 mil postos de trabalho.
Fonte: ClimaInfo
Comentários