Pesquisa mostra que recuo do nível de gelo, intensificado pela atividade humana, pode representar o iniciar de um colapso que pode aumentar o nível do mar no mundo
Um estudo que está sendo conduzido há mais de uma década e foi publicado na quinta-feira (18) na revista Nature mostrou que a perda de gelo do manto de gelo da Antártica está se acelerando e pode marcar uma progressão irreversível em direção ao aumento do nível do mar global.
Um dos autores da pesquisa, o professor Nicholas Golledge, do Centro de Pesquisa Antártica da Universidade Te Herenga Waka-Victoria de Wellington, disse que, no contexto dos padrões históricos, a camada de gelo estava se aproximando de um “ponto de inflexão” além do qual sua degradação seria inevitável.
“Nosso estudo revela que, em épocas passadas, quando a camada de gelo recuava, os períodos de rápida perda de massa eram ativados de forma muito abrupta, em apenas uma ou duas décadas”, disse ele ao Stuff. “Uma vez desestabilizado, o manto de gelo continuou a recuar por várias centenas de anos antes de se desligar rapidamente, também levando apenas algumas décadas”, completou Golledge.
Fonte: Um Só Planeta
Comentários