O Governo do Amazonas aderiu à campanha Race to Zero, agenda global que tem como meta zerar as emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2050. Uma carta foi enviada à Embaixada do Reino Unido no Brasil e o anúncio da adesão foi feito na reunião “Fechando o Ciclo de Ambição com a Corrida ao Zero no Brasil”, na quarta-feira (4), com participação do governador Wilson Lima.
A campanha Race to Zero (em português, Corrida ao Zero) reúne governos nacionais e subnacionais, empresas e instituições que se comprometem a promover uma recuperação global sustentável e com zero emissão líquida de carbono até 2050.
A ação é organizada pelo Secretariado de Mudanças Climáticas das Nações Unidas e será um dos principais temas da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), que acontece em novembro em Glasgow, na Escócia. Até o momento, a campanha reúne 454 cidades, 1.397 empresas e 569 universidades.
Agora, o Amazonas se une aos estados de Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Espírito Santo, Maranhão e Mato Grosso do Sul, que já aderiram à campanha.
De acordo com a Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), as metas definidas para a redução da emissão dos gases já estão descritas no PPCDQ-AM (Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Amazonas), em execução desde 2020.
A estratégia de implementação do plano é baseada em três eixos: Ordenamento Territorial; Monitoramento, Comando e Controle Ambiental; Bioeconomia e alternativas econômicas sustentáveis. O objetivo é que crimes ambientais sejam combatidos com a fiscalização e pelo ordenamento fundiário e territorial do incentivo a modelos produtivos não dependentes da substituição da vegetação nativa.
O Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Amazonas pode ser acessado completo AQUI.
Além da meta de atingir a neutralidade de carbono até 2050, a carta enviada à Embaixada do Reino Unido cita a proposta de reduzir, em pelo menos metade, as emissões do Amazonas até 2030, para contribuir com os compromissos da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) Brasileira.
Fonte: Amazonas Atual
Comentários