Está aprovado o novo orçamento para Convenção de Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas em 2021. O anúncio foi feito na sexta-feira (27) e pôs fim à polêmica sobre a objeção feita pela comitiva brasileira às negociações, conforme a própria presidente da Convenção, Yasmine Fouad, expôs em nota na semana anterior (19). Com isso, fica garantida a continuidade dos trabalhos da CDB nos preparativos para Conferência das Partes, que será realizada em 2021, sobre biossegurança (Protocolo de Cartagena) e a regulamentação ao acesso a recursos genéticos e a repartição de benefícios do uso de forma justa e equitativa (Protocolo de Nagoya). O Brasil é um dos 196 países signatários da Convenção.
“Gostaria de expressar meus mais profundos agradecimentos a todos os representantes por sua compreensão e contribuição e cooperação”, escreveu Fouad no comunicado oficial divulgado pela CDB.
O acordo para aprovação do orçamento provisório para o Secretariado da CDB foi feito através de reuniões extraordinárias realizadas online. O formato virtual das negociações — e não o orçamento em si — foi o que rendeu a objeção brasileira, conforme esclareceu ao ((o))eco a assessoria do Ministério das Relações Exteriores (leia na íntegra).
Fonte: O Eco
Comentários