O bisão europeu deu um passo para trás da beira da extinção, de acordo com uma atualização da lista oficial de extinção.
O maior mamífero terrestre da Europa quase foi exterminado pela caça e desmatamento um século atrás, mas os números agora aumentaram para mais de 6.000 em rebanhos selvagens em todo o continente.
A recuperação é considerada uma história de “sucesso de conservação”.
Mas 31 espécies de plantas e animais foram extintas na última contagem.
Eles incluem sapos, peixes, várias plantas e um morcego.
A lista de extinção da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) avalia as perspectivas de sobrevivência de plantas, animais e fungos.
Na terceira e última atualização deste ano, o Dr. Bruno Oberle, diretor-geral da IUCN, disse que a recuperação do bisão europeu e de 25 outras espécies demonstrou “o poder da conservação”.
Mas a lista crescente de espécies extintas “é um forte lembrete de que os esforços de conservação devem expandir-se urgentemente”, acrescentou.
A IUCN já avaliou quase 130.000 espécies de plantas e animais, das quais mais de um quarto estão ameaçadas de extinção.
Na última atualização da “RedList”, há boas e más notícias para uma variedade de mamíferos, pássaros e anfíbios.
Apesar das boas notícias para animais como o bisão europeu, um total de 31 espécies foram declaradas extintas, incluindo três sapos da América Central, 17 peixes de água doce das Filipinas, o morcego de orelhas compridas Lord Howe e 11 espécies de plantas.
As rãs foram atingidas por uma doença fúngica mortal, enquanto os peixes desapareceram devido à predação por espécies introduzidas e à pesca excessiva.
Um golfinho encontrado no rio Amazonas, o tucuxi, está classificado como ameaçado de extinção. Todos os golfinhos de água doce do mundo estão ameaçados.
O pequeno golfinho cinza está em apuros devido à captura acidental em equipamentos de pesca, poluição e represamento de rios. A IUCN afirma que sua sobrevivência está na eliminação do uso de redes de emalhar – cortinas de rede de pesca que ficam penduradas na água – e na redução do número de represas nas águas onde vivem.
No reino das aves, o condor andino, o pássaro secretário, o bateleur e a águia marcial estão agora em alto risco de extinção.
Ian Burfield, da BirdLife International, que compila a lista de extinção de aves, disse que embora qualquer espécie listada como ameaçada seja obviamente uma má notícia, “não precisa ser uma tragédia”.
“Para muitos, o caminho para a recuperação começa aqui, pois a listagem traz visibilidade à sua situação e ajuda a elevar sua prioridade de conservação”, explicou.
Os benefícios da ação de conservação estão sendo vistos para vários animais. Eles incluem um aumento no número de bisões europeus e outras 25 espécies de plantas e animais, incluindo patins, anfíbios e pássaros.
Os “sucessos de conservação” anunciados na quinta-feira “fornecem prova viva de que o mundo pode definir e cumprir metas ambiciosas de biodiversidade”, disse a Dra. Jane Smart, diretora global do Grupo de Conservação da Biodiversidade da IUCN.
Boas notícias
Espécie : O Bisão Europeu ( Bison bonasus )
Status: Mudou de vulnerável para quase ameaçado
Grandes manadas de bisões selvagens perambulavam pela Europa, como registrado em pinturas rupestres antigas. Mas as pressões humanas e a caça causaram sua queda e, na década de 1920, o grande mamífero estava extinto, exceto nos zoológicos.
Os esforços para devolver o bisão à sua paisagem natural começaram na Polônia na década de 1950.
Os números cresceram de cerca de 1.800 em 2003 para mais de 6.000 no ano passado, principalmente na Polônia, Bielo-Rússia e Rússia.
Os bisões estão espalhados em quase 50 rebanhos, muitos dos quais são muito pequenos para sobreviver sem um trabalho contínuo de conservação.
O Dr. Rafal Kowalczyk, especialista em bisões da Academia Polonesa de Ciências, disse à BBC News: “A espécie é muito vulnerável à extinção, mas com este esforço internacional fomos capazes de salvar a espécie, aumentar seu número de rebanhos e aumentar sua distribuição. e espero que o futuro da espécie seja brilhante. “
Espécie: a pipa vermelha
Status: Mudou de quase ameaçada para menos preocupante (a categoria mais baixa de risco de extinção)
A pipa vermelha estava em declínio em toda a Europa, devido ao envenenamento por pesticidas, perseguição e perda de espaços naturais. Mas a proteção legal levou a um plano de ação, incluindo projetos de reintrodução em grande escala. O pássaro agora está se recuperando e se tornou uma visão comum em muitas áreas, embora envenenamento e perseguição ainda sejam um problema em alguns lugares.
Espécie : Oaxaca treefrog
Status: mudou de criticamente em perigo para quase ameaçado
Muitos anfíbios estão com problemas, mas as ações das comunidades locais no México ajudaram a proteger o habitat desta rã.
Fonte: BBC News
Comentários