Tag: Donald Trump

A História se Repete: Primeiro como Erro, Depois como Tarifa

Se Marx estava certo ao dizer que a história se repete como tragédia e depois como farsa, estamos diante do segundo ato desse drama econômico. A diferença é que, desta vez, a plateia já conhece o roteiro Trump e pode antever as consequências. Resta saber se os setores mais afetados — no Brasil e no mundo — reagirão a tempo ou se assistirão, passivamente, a mais uma reedição do protecionismo fracassado

Trump rompe parceria com Ibama contra incêndios florestais, mas Brasil mantém combate

Segundo o Ibama, a paralisação da ajuda financeira dos EUA não traz impacto direto nas ações de combate a incêndios florestais no país

Países descumprem prazo da ONU e não apresentam metas climáticas para 2035

Apesar do atraso, alguns dos países disseram que enviarão as metas climáticas ainda este ano; o momento é de incerteza após a saída dos EUA do Acordo de Paris

Negacionismo climático: o que dizem os grupos que questionam o aquecimento global e como rebatê-los

Muitas vezes visto como 'necessário' para evolução da ciência, o negacionismo climático, na verdade, é um entrave no combate à crise climática global e se fortalece por razões tanto ideológicas, quanto econômicas.

O Acordo de Paris e a mobilização contra o negacionismo

Diante do retrocesso, a mobilização individual e coletiva deve ser ampliada. Cada país, cada governo local, cada empresa e cada cidadão tem um papel a desempenhar para garantir que o Acordo de Paris seja mais do que um documento. É preciso que ele seja um pacto vivo, capaz de inspirar e direcionar ações concretas.

Posse de Trump ameaça Acordo de Paris e normas ambientais nos EUA

Com a posse de Trump, o presidente reforça seu negacionismo climático e sinaliza mudanças na abordagem do país perante a crise climática

Artigos populares

De costas e de cócoras: o novo passivo da Natura e a retórica da regeneração

A Natura decidiu abandonar o conceito de sustentabilidade como norte estratégico e adotar o da regeneração. Em sua recém-lançada Visão 2050, assume o compromisso de ir além da mitigação de impactos, prometendo resultados positivos para os ecossistemas dos quais extrai insumos e para as comunidades que supostamente integra às suas cadeias produtivas. Contudo, por trás da retórica inovadora, o que se desenha é um rebranding de marketing verde que exige cautela — sobretudo quando olhado a partir da Amazônia.

Papagaio-chauá é reintroduzido na Mata Atlântica em projeto de restauração ecológica

O papagaio-chauá, extinto na região, é parte de um projeto que visa restaurar a fauna original da Mata Atlântica.

Amazônia não é laboratório: o marketing regenerativo da Natura no próprio passivo

"Regenerar não é plantar árvores, compensar carbono ou trocar...

Edifícios que capturam CO₂? Cientistas desenvolvem material de construção sustentável e “vivo”

Em testes laboratoriais, o material de construção sustentável demonstrou capacidade de absorver carbono continuamente por mais de 400 dias.

Bicicleta elétrica em 3 minutos: tecnologia sustentável promove mobilidade acessível de baixo impacto

O sistema de transformação de bicicleta elétrica tem chamado atenção do setor de mobilidade sustentável por sua proposta funcional, versátil e potente.