As iniciativas da Embrapa, do INPA e casos de sucesso como o da Fazenda Aruanã, são o início de uma nova era de negócios sustentáveis, centrada na ação imediata para proteger o planeta e garantir um futuro próspero e inclusivo
Amazônia, urgência e oportunidade na recuperação da floresta destruída
O bioma Amazônico, em constante ameaça por degradação, pode ter encontrado um aliado de peso para a recuperação de seus solos: a castanheira-da-amazônia. Pesquisas...
“Os escoceses e as demais nações presentes na Conferência das Partes em Glasgow, 2021, conheceram, através de Sérgio Vergueiro e Muni Lourenço, associado e presidente da FAEA, respectivamente, o que significa empreender na Amazônia. Em outras palavras, é preciso estudar, amar, se comprometer, trabalhar em mutirão, e manejar com sabedoria, tecnologia e responsabilidade os recursos naturais em favor do tecido social, dentro do conceito universal de sustentabilidade, visando a construção justa e equitativa da prosperidade geral”.
“Além de 1.300.000 castanheiras plantadas, o projeto, que já distribuiu mais de 800.000 mudas a mais de 1500 famílias, desde 2006, prossegue entregando, gratuitamente, 100.000 mudas anuais de castanheira aos habitantes da Amazônia” - por Ana Luiza Vergueiro/ECONUT
Por Ana Azevedo - ABNC NUTS
Há 1.300.000 castanheiras-do-Brasil plantadas em 3.700ha, na Fazenda Aruanã, região de Itacoatiara, no Amazonas, desde 1981.
As plantações da Fazenda...
A castanheira é comumente conhecida pela utilização de seus frutos, muito comercializado para o exterior, com diversas utilidades devido as suas propriedades nutricionais. Além da produção de frutos, a castanheira pode ser usada para produção de madeira, para restaurar Áreas de Preservação Permanentes (APP), Áreas de Reserva Legal (RL) e contribuir com o sequestro de carbono.
A Amazônia está habituada a sobreviver. Sobrevive ao abandono cíclico da política nacional, às falsas promessas de integração, às ondas de desinformação e às tentativas sucessivas de deslegitimar seu modelo econômico-industrial baseado na floresta em pé. Mas agora o que se anuncia é mais grave: um míssil tarifário disparado do coração da geopolítica global contra o Brasil, e com impacto direto e destrutivo sobre a Zona Franca de Manaus.
A Honda Motos concluiu o primeiro semestre de 2025 com resultados positivos que refletem o bom momento do setor no Brasil. A empresa registrou crescimento de 6% nos emplacamentos em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionada pela demanda aquecida, pelo fortalecimento da moto como solução eficiente de mobilidade e pelo portfólio diversificado da marca, que atende diferentes perfis de consumidores em todo o país.