“A crise climática não é uma possibilidade. É uma realidade em curso. E se não formos capazes de transformar nossas estruturas econômicas, políticas, mentais...
Um recente estudo critica a eficácia da transição energética, revelando que, ao invés de combater a crise climática, tais políticas reforçam um sistema econômico extrativista, exacerbam a apropriação de terras e negligenciam os impactos em comunidades vulneráveis, gerando novos conflitos socioambientais.
À medida que a cúpula COP28 da ONU se aproxima, as nações continuam divididas sobre o futuro dos combustíveis fósseis. Enquanto alguns defendem a eliminação gradual, outros veem a tecnologia de captura de emissões como uma solução viável.
O presidente Lula teve conversa hoje, por telefone, com o rei Charles III buscando aumentar as relações com o Reino Unido na direção de trazer desenvolvimento a partir das pautas do meio ambiente com benefício mútuo.
Ao menos 78 pessoas morreram em Petrópolis após chuvas extremas caírem no município nesta 3ª feira (15/2). Há 35 desaparecidos e dezenas de desabrigados....
O sistema de transformação de bicicleta elétrica tem chamado atenção do setor de mobilidade sustentável por sua proposta funcional, versátil e potente.
Estamos, assistindo ao surgimento de uma economia que pensa como a floresta: integrada, complexa, resiliente. Do açaí à borracha, da fibra à plataforma digital, da pesquisa científica ao investidor global, a floresta em pé se converte em sistema produtivo e modelo de futuro. Um ecossistema de atores que mostra a Amazônia não apenas pelo que se conserva, mas pelo que se constrói a partir do respeito à sua lógica viva.