O rio Amazonas, além de ser o maior rio do mundo, mais extenso, também tem características únicas que o tornam um dos afluentes mais impressionantes do planeta.
Em 20% das 11.216 microbacias que compõem o bioma, fatores de pressão como hidrelétricas, mineração e pecuária causam impacto considerado alto, mostra levantamento
Maior do...
Em 20% das 11.216 microbacias que compõem o bioma, fatores de pressão como hidrelétricas, mineração e pecuária causam impacto considerado alto, mostra levantamento
Desmatamento e fogo têm sido os principais indicadores da destruição da Floresta Amazônica. Mas qual o efeito acumulado das ações humanas em rios, lagos, planícies inundáveis? Quais as ameaças à dinâmica das águas da maior bacia hidrográfica do planeta? Baseado nos melhores dados científicos disponíveis, o inédito Índice de Impacto nas Águas da Amazônia sintetiza dados de monitoramento e pesquisa para apontar as áreas mais vulneráveis.
Segundo o CPRM, o volume de água começou a subir mais depressa após as chuvas do fim de semana. Nas próximas horas, mais localidades deverão entrar em cota de inundação.
A Amazônia está habituada a sobreviver. Sobrevive ao abandono cíclico da política nacional, às falsas promessas de integração, às ondas de desinformação e às tentativas sucessivas de deslegitimar seu modelo econômico-industrial baseado na floresta em pé. Mas agora o que se anuncia é mais grave: um míssil tarifário disparado do coração da geopolítica global contra o Brasil, e com impacto direto e destrutivo sobre a Zona Franca de Manaus.
A Honda Motos concluiu o primeiro semestre de 2025 com resultados positivos que refletem o bom momento do setor no Brasil. A empresa registrou crescimento de 6% nos emplacamentos em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionada pela demanda aquecida, pelo fortalecimento da moto como solução eficiente de mobilidade e pelo portfólio diversificado da marca, que atende diferentes perfis de consumidores em todo o país.