Esta iniciativa busca ampliar a qualificação técnica dos gestores públicos do Amazonas, assim como fortalecer os pilares da transparência e da ética na administração dos recursos públicos. Com a expansão da capacitação para outras regiões, espera-se que o impacto seja ainda maior, consolidando uma gestão pública mais eficaz e responsável em todo o Estado
Sob a liderança de Yara Amazônia Lins, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), a Escola de Contas Públicas iniciou um programa de capacitação itinerante, estreando no município de Iranduba, na região metropolitana de Manaus. A iniciativa de expandir a educação e a capacitação técnica para a gestão transparente e eficiente dos recursos públicos ganha novo impulso no Amazonas.
A abertura do evento contou com a presença de Júlio Pinheiro, Coordenador-Geral da Escola de Contas, que destacou a escolha de Iranduba para iniciar o programa. “Estamos começando por Iranduba porque recebemos uma grande demanda para a realização de cursos na cidade. Costumo dizer que do momento em que as nações se irmanam, a escola é o pedestal”, afirmou Pinheiro.
O apoio de Yara Lins foi fundamental para a realização do projeto, como salientou Pinheiro. “O apoio da presidente do TCE, Iara Amazônia Lins, tem sido decisivo para que a escola leve conhecimento a todos os jurisdicionados do Estado, tanto no interior quanto na capital.”
O curso foi inaugurado por Edirley Rodrigues de Oliveira, professor e auditor de Controle Externo de Obras Públicas, no plenário da Câmara de Vereadores de Iranduba, que estava lotado. Representantes de todos os órgãos jurisdicionados locais, incluindo a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, marcaram presença. Eles serão os principais beneficiários desta capacitação, que visa melhorar a administração das contas públicas em sua jurisdição.
O programa oferecerá ao longo da semana com intensas atividades educacionais, de segunda a sexta-feira. Ao término, os participantes que comparecerem a pelo menos 75% das aulas de forma presencial receberão certificados de conclusão.
Esta iniciativa busca ampliar a qualificação técnica dos gestores públicos do Amazonas, assim como fortalecer os pilares da transparência e da ética na administração dos recursos públicos. Com a expansão da capacitação para outras regiões, espera-se que o impacto seja ainda maior, consolidando uma gestão pública mais eficaz e responsável em todo o Estado.
Vale lembrar que a iniciativa da qualificação é uma promessa da gestão de Yara Lins, que enxerga na educação continuada a chave para um desempenho eficiente e ético na administração pública. Ao oferecer esses recursos educacionais aos servidores, o TCE-AM busca garantir que o uso dos recursos do contribuinte seja sempre pautado pela competência, pela integridade e pela responsabilidade. Apostar na qualificação permanente dos servidores públicos é certeza da melhor qualidade no resguardo do bem comum.
Comentários