Retail
sexta-feira, agosto 12, 2022
  • Inicial
  • Amazônia
  • ZFM
  • Economia e Política
    • Bioeconomia
    • Economia
    • Desenvolvimento regional
    • Infraestrutura
    • Piscicultura
  • Agricultura
  • Meio ambiente
    • Sustentabilidade
  • Saúde
  • BAA TV
  • Ciência
  • Glossário
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Brasil Amazônia Agora
Sem resultados
Visualizar todos os resultados

As desigualdades regionais do Brasil e as saídas endógenas para a Amazônia 

Alfredo Lopes Publicado por Alfredo Lopes
02/08/2022
em Amazônia, Desenvolvimento regional, Follow Up
Qual o lugar da Amazônia na agenda dos presidenciáveis?

foto: Gisele Alfaia

63
Compartilhamentos
123
Visualizações

Diálogos da Amazônia com Paulo Roberto Haddad UFMG e Rodemarck Castelo Branco – UFAM

Um debate digno de ser incluído na agenda parlamentar amazônica e brasileira nas próximas eleições. Um debate denso sobre redução das desigualdades regionais do Brasil foi travado neste primeiro de agosto de 2022 por dois economistas de peso, Paulo Roberto Haddad – PRH professor emérito da UFMG e Rodemarck Castelo Branco – RCB professor da UFAM  e consultor de empresas, em Manaus. O evento se deu no âmbito dos Diálogos da Amazônia, da Fundação Getúlio Vargas, sob a coordenação de Márcio Holland e Daniel Vargas, professores da instituição. 

Notas de Alfredo Lopes
___________________________

Leia também

Produção de bicicletas na ZFM bate maior marca desde 2015

Bemol, 80 anos, como empreender para proteger a Amazônia

 Coluna Follow-up 

PUBLICIDADE

O abandono das políticas de desenvolvimento regional 

O ponto de partida de ambos foi a falência das políticas públicas de desenvolvimento regional que descrevem o desempenho dos últimos governos, notadamente nas duas décadas deste século. A Zona Franca de Manaus é o único programa fora dessa curva e que deu certo como como empurrão em seus acertos na política de redução das diferenças brutais entre o Sul e o Norte do Brasil. Muito esforço e muitos obstáculos para evoluir na diversificação, adensamento e interiorização de suas oportunidades econômicas, é a Zona Franca de Manaus. Os dois economistas apontam algumas causas do esvaziamento dessas políticas e, no caso da ZFM, eles sugerem algumas medidas de curto e médio prazo, descrevendo os instrumentos e premissas dessas iniciativas. Ambos concordam que as saídas são endógenas, ou seja, não cairão do espaço nem podem ser geridas por propostas fechadas, impostas e exógenas. 

Leia “As desigualdades regionais do Brasil e as saídas endógenas para a Amazônia – PARTE II” clicando aqui

RCB identifica na crise de estabilização da economia brasileira os primórdios do abandono das políticas de desenvolvimento regional. “O Brasil praticamente concentrou seus esforços nessa busca de estabilização da economia através de análises e medidas macroeconômicas. Restaram iniciativas isoladas, com investimentos tímidos e ações  descontinuadas a cada gestão, com ações na contramão das demandas regionais, além da ausência de planejamento de curto e médio prazo. No caso do Amazonas, o TCU e o MPF-AM flagraram a absoluta desconexão da presença federal no Estado, a falta de coordenação e ação compartilhada ocasionando desperdício de recursos humanos e materiais e mais distanciamento entre o ente federal e os desafios locais.  O PIB da Amazônia cresceu, porém os problemas sociais explodiram. Faltaram os investimentos em infraestrutura e as instituições federais e locais de fomento, pesquisa e desenvolvimento foram deprimidas em seus recursos e rendimento.

As desigualdades regionais

 “As desigualdades regionais não são apenas econômicas, são desequilíbrios sociais, educacionais e tecnológicos e essas diferenças precisam ser atacadas”. Tínhamos a SUDAM, a SUDENE, a SUDECO, uma autarquia para cada uma das regiões menos desenvolvidas, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e pouco ou quase nada resta de seus recursos e atuação. Quem escapou do esvaziamento foi a SUFRAMA, que não se enfraqueceu no mesmo nível que as demais organizações regionais porque mantém um foco muito bem definido de administração dos 8% de incentivos que nos restam. 

Em ação conjunta com as empresas e o poder público local e parlamentar, e com planejamento técnico e industrial, busca manter o Polo Industrial de Manaus voltado para expansão tecnológica e produtiva de sua capacidade fabril instalada. Infelizmente, só há bem pouco tempo os recursos de P&D&I passaram por rigorosas análises e estudos para que sejam majoritariamente aplicados na região. Afinal, com a transição tecnológica, os produtos da ZFM correm o risco da obsolescência.

O que nos leva a afirmar categoricamente que o futuro da região está condicionado a investimentos em ciência,  tecnologia e inovação, com apostas robustas em qualificação dos recursos humanos e parques de inovação tecnológica e biotecnológica. Essa diversificação e adensamento vão evoluir na direção da produção regional de produtos com tecnologia mais avançada, bioeconomia pujante e aproveitamento sustentável dos recursos minerais e dos serviços ambientais. Para RCB, as atividades sustentáveis resultantes dessa movimentação vão criar uma civilização tropical evoluída que levará consigo o país como um todo na medida em que temos recursos de toda ordem e riquezas das mais diversas para fazer do Brasil uma grande nação. 

Paulo Roberto Haddad é professor emérito da UFMG. Foi Ministro do Planejamento e da Fazenda no Governo Itamar Franco.
Rodemarck de Castello Branco possui é economista pela Universidade Federal do Amazonas, especialização em Consultoria Industrial e mestrado em Economia de Empresas pela . Atualmente é Professor

Paulo Roberto Haddad – PRH 

Com a bagagem de quem atua na Amazônia efetivamente há mais de quarenta anos, o ex-ministro da Fazenda e do Planejamento, PRB, começou sua exposição contando os avanços alcançados em outros países, como os Estados Unidos, no pós-guerra, com suas respectivas políticas de desenvolvimento regional e os resultados desastrosos do abandono posterior dessas políticas. Ou seja, a descontinuidade das políticas de desenvolvimento não podem ser interrompidas abruptamente sob pena de deixar a comunidade em estado de depressão socioeconômica pior do que a paisagem original.

No Brasil, o processo se deu por falta de planejamento e de conhecimento. Os programas de desenvolvimento regional e nacional, iniciado no pós-guerra, com a falência do II Ciclo da Borracha na Amazônia, e no Brasil com o Plano de Desenvolvimento da era JK, 50 anos em 5. Tais foram descontinuados, notadamente,  pela  exploração predatória dos recursos naturais. A Mata Atlântica que cobria a orla marinha com 8.000 km de floresta, hoje só tem 8% da cobertura original. Os 2800 municípios dessa área hoje, em sua maioria, tem a economia deprimida por obra e graça da destruição de suas florestas, mananciais e recursos hídricos. 

Hoje o Estado de Rondônia começou a diversificar sua produção agrossilvopastoril porque priorizou a recomposição florestal. É o maior produtor nacional de peixe e, em breve, de café. A economia se torna robusta com quem assim procede. Afinal, as florestas oferecem umidade, sombra, pesticidas naturais, polinização, captação de carbono, expansão da presença do oxigênio na atmosfera, entre outras e infinitas vantagens e possibilidades.

 desigualdades regionais
Mapa de IDH mostrando as desigualdades regionais do Brasil

A partir de 2008, as riquezas de cada país, tradicionalmente traduzidas pelo PIB, passaram a incorporar os valores de uso e não-uso de suas florestas e rios, econômicas, suas redes de águas e de outros minerais e da biodiversidade. “E quando este cálculo passou a ser adotado, englobando o acervo econômico financeiro, a Amazônia passa a ser a região mais rica do Brasil, com seus estoques naturais, seus recursos hídricos, genéticos, minerais e de serviços ambientais”. Ora, com as queimadas e o desmatamento, se a Amazônia perdeu 20% de sua cobertura vegetal isso representa 1/5 a menos de seus recursos genéticos, bióticos, farmacológicos, dermocosméticos e de alimentação funcional e integral. O mesmo se dá com a destruição da bacia hidrográfica com a mineração criminosa, onde perdemos ativos e vidas, nas águas, nas comunidades primitivas e na reputação diplomática.

E o prejuízo extrapola o bioma e compromete o clima, os reservatórios no continente, a agricultura do Centro-Oeste. Os rios voadores que se formam a partir da umidade florestal da Amazônia, reconhecidos pela Ciência, não podem ser deprimindo pois deixam em seu lugar os desastres ambientais, a crise hídrica, o esvaziamento do agronegócio. Em suma, perdas e mais perdas em nosso acervo nacional de riqueza e cadeia de valor. Essa gestão equivocada tem causado as crises do setor agrícola, perdas na economia do café, uma cadeia de valor onde já ocupamos o topo do ranking mundial. 

Leia a segunda parte clicando aqui

Alfredo é consultor ambiental, filósofo, escritor e editor-geral do portal BrasilAmazôniaAgora
Assuntos: agronegócioAmazôniabioeconomiacapacarbonoCiclo da BorrachaCrise HídricaDesenvolvimento Regionaldesigualdades regionaisdesmatamentoinfraestruturaPaulo Roberto HaddadPolo Industrial de ManausRodemarck Castelo BrancosuframaZFMZona Franca de Manaus
Compartilhar25Tweet16EnviarCompartilharCompartilhar4

Mais Notícias

Bemol, 80 anos, como empreender para proteger a Amazônia
Follow Up

Bemol, 80 anos, como empreender para proteger a Amazônia

11/08/2022
Amazonas tem seis das dez unidades de conservação mais ameaçadas do bioma
Amazônia

Amazonas tem seis das dez unidades de conservação mais ameaçadas do bioma

11/08/2022
Amazônia
Meio ambiente

Amazônia é fundamental para atingir metas climáticas globais, diz Carlos Nobre

11/08/2022
CIEAM, 43 anos – a que se destina?
ZFM

CIEAM, 43 anos – a que se destina?

10/08/2022
Davi Kopenawa: “Hoje, indígenas não estão sozinhos. Bolsonaro não pode acabar com a gente”
Amazônia

Davi Kopenawa: “Hoje, indígenas não estão sozinhos. Bolsonaro não pode acabar com a gente”

10/08/2022
Lideranças indígenas, testemunhas do crime contra Bruno e Dom, pedem proteção oficial
Amazônia

Lideranças indígenas, testemunhas do crime contra Bruno e Dom, pedem proteção oficial

10/08/2022
Bolsonaro nega descontrole do desmatamento e acusa povos indígenas em entrevista
Meio ambiente

Bolsonaro nega descontrole do desmatamento e acusa povos indígenas em entrevista

09/08/2022
Pesquisa inédita revela visão do empresariado brasileiro sobre democracia
Economia e Política

Pesquisa inédita revela visão do empresariado brasileiro sobre democracia

09/08/2022
PF prende suspeitos de ocultar corpos de Bruno e Dom no Vale do Javari
Amazônia

PF prende suspeitos de ocultar corpos de Bruno e Dom no Vale do Javari

08/08/2022
Próxima notícia
Pesquisa aponta áreas prioritárias de combate ao desmatamento na Amazônia

Pesquisa aponta áreas prioritárias de combate ao desmatamento na Amazônia

Inpa celebra convênio com a Shell para uso de plantio florestais para recuperação de áreas degradas na Amazônia

Inpa celebra convênio com a Shell para uso de plantio florestais para recuperação de áreas degradas na Amazônia

Ministro da agricultura reclama da preocupação “exagerada” com desmatamento

Ministro da agricultura reclama da preocupação "exagerada" com desmatamento

Mais Acessados

  • Projeto de reintrodução de onças na Argentina comemora nascimento de filhotes – VEJA O VÍDEO

    Projeto de reintrodução de onças na Argentina comemora nascimento de filhotes – VEJA O VÍDEO

    871 Compartilhamentos
    Compartilhar 348 Tweet 218
  • Podemos ter encontrado outro mamífero- além de nós- que prática a agricultura

    746 Compartilhamentos
    Compartilhar 298 Tweet 187
  • Brasil tem duas populações de rã-touro, espécie exótica transmissora de fungo mortal

    693 Compartilhamentos
    Compartilhar 277 Tweet 173
  • Bemol comemora 80 anos com a 2ª Edição da Bemol Run na Arena da Amazônia

    702 Compartilhamentos
    Compartilhar 281 Tweet 176
  • 5 alertas sobre a onda de calor extremo na Europa: é só o começo

    401 Compartilhamentos
    Compartilhar 160 Tweet 100

Posts recentes

  • “Hoje, capital e trabalho se juntam em defesa da democracia”, diz José Carlos Dias
  • Produção de bicicletas na ZFM bate maior marca desde 2015
  • Bemol, 80 anos, como empreender para proteger a Amazônia
  • Julho de 2022 está entre os mais quentes da história
  • Sequenciamento do genoma da castanheira deve acelerar o melhoramento da espécie

Comentários

  • Pedro Paramo em Um novo amanhecer – Wilson Périco
  • Rigoberto Pontes em Amazônia, empreendedorismo é mais sustentável que o proibicionismo
  • Geisa da Graça em A Biotecnologia da Amazônia e o Brexit
  • Geisa da Graça em A Biotecnologia da Amazônia e o Brexit
  • Alberto Morelli em “2019 foi um ano difícil mas de muitas conquistas e de protagonismo do Setor Produtivo”.

Pesquisar

Sem resultados
Visualizar todos os resultados

Mais lidas

  • Macaco misterioso na Malásia pode ser um “híbrido”, resultado do acasalamento entre espécies diferentes

    Macaco misterioso na Malásia pode ser um “híbrido”, resultado do acasalamento entre espécies diferentes

    16791 Compartilhamentos
    Compartilhar 6716 Tweet 4198
  • Pagamento extra de R$ 2 mil para aposentados e pensionistas do INSS é proposto ao Senado

    10395 Compartilhamentos
    Compartilhar 4157 Tweet 2598
  • Maior cobra píton encontrada até hoje na Flórida pesava quase 100kg e carregava 122 ovos: espécie invasora é nativa na Ásia

    10029 Compartilhamentos
    Compartilhar 4012 Tweet 2507
  • Pescadores fazem registro incrível de não apenas uma, mas três onças-pintadas nadando em Rio no Paraná

    7876 Compartilhamentos
    Compartilhar 3150 Tweet 1969
  • Onça é flagrada predando maior mamífero terrestre da América do Sul

    7755 Compartilhamentos
    Compartilhar 3102 Tweet 1939
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Inicial
  • Amazônia
  • ZFM
  • Economia e Política
  • Agricultura
  • Meio ambiente
  • Saúde
  • BAA TV
  • Ciência
  • Glossário

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Inicial
  • Amazônia
  • ZFM
  • Economia e Política
    • Bioeconomia
    • Economia
    • Desenvolvimento regional
    • Infraestrutura
    • Piscicultura
  • Agricultura
  • Meio ambiente
    • Sustentabilidade
  • Saúde
  • BAA TV
  • Ciência
  • Glossário

Open chat
Receba notícias
Powered by Joinchat
Olá, envie seu número para assinar o serviço de notícias pelo Whatsapp do site Brasil Amazônia Agora