Retail
segunda-feira, maio 23, 2022
  • Inicial
  • Amazônia
  • ZFM
  • Economia e Política
    • Bioeconomia
    • Economia
    • Desenvolvimento regional
    • Infraestrutura
    • Piscicultura
  • Agricultura
  • Meio ambiente
    • Sustentabilidade
  • Saúde
  • BAA TV
  • Ciência
  • Glossário
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Brasil Amazônia Agora
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
PUBLICIDADE

Bioeconomia e Tecnologia, eis o binômio de nossa retomada e evolução, diz Sandro Breval

Alfredo Lopes Publicado por Alfredo Lopes
13/04/2022
em Bioeconomia, Amazônia, Follow Up, ZFM
Bioeconomia e Tecnologia, eis o binômio de nossa retomada e evolução, diz Sandro Breval

foto: Gisele Alfaia

Um dos mais importantes precursores do movimento da indústria 4.0 no Polo Industrial de Manaus, o pesquisador Sandro Breval(*), pós-doutor em Inovação Tecnológica, e um dos fundadores do portal Brasil Amazônia Agora, é um dos mais qualificados cérebros da Quarta Revolução Industrial que se apresenta no Amazonas. Integrante da organização da EXPOAMAZÔNIA BIO&TIC 2022, em junho próximo, ele prevê que “será um divisor de águas, a partir de nós mesmos, pelos conhecimentos e oportunidades que estaremos partilhando e sacramentando. O Brasil deixará de nos olhar apenas como seu fornecedor de receitas. Temos mais do que tributos para oferecer. Será que Brasília nos vê como pobres tecnologicamente e nos enxerga muito distantes para acessar parcerias? Longe é a China, a Amazônia está mais perto do que nunca, em busca apenas de conexão e interoperabilidade, para expansão de sua maturidade em amplos significados, direções e contribuições que podemos oferecer”.

Confira a entrevista a Alfredo Lopes do portal Brasil Amazônia Agora

Coluna Follow-up
Follow-up – Em que medida, o fato de um de seus projetos/ferramentas ter recebido especial atenção da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) ajudaria o país a olhar mais curiosamente o que estamos fazendo na floresta? E que prêmio foi este?

Sandro Breval – Depois de começar a olhar, o Brasil precisa integrar a Amazônia ao cardápio de possibilidades, conquistas e oportunidades. A distância é consequência do desconhecimento.

Leia também

Amazônia: prosperidade eternamente adiada 

Prefeito veta redução do valor de multa a quem joga lixo nas ruas e igarapés de Manaus

Precisamos acreditar neste desafio. O projeto/produto que foi escolhido pela ABDI está inserido no programa BrasilMais, voltado para a capacitação tecnológica das micro e pequenas empresas, as MPEs, que estão com nível de maturidade muito baixo. A linha base é dotar essas empresas, e seus colaboradores, de conhecimento sobre as boas práticas de gestão, produtividade e recursos digitais em relação às suas dimensões (produtos, manufatura, estratégia, modelo de negócios, logística, pessoas/cultura, interoperabilidade e sustentabilidade). No Maturity Game fazemos isso de forma “gamificada” com 4 fases desde a capacitação até a criação de cenários de simulação quanto ao emprego das boas práticas.

FUP – Você é um dos personagens da EXPOAMAZÔNIA BIO&TIC 2022, que vai mostrar ao mundo os avanços em tecnologia da informação e comunicação e da bioeconomia. Qual é o papel dessas duas áreas na antecipação da utopia Amazônia?

S.B. – É muito urgente a ideia de chamar à atenção do Brasil e do mundo para os avanços de Tecnologia e de Bioeconomia que estamos conquistando. Mais o Brasil, pois o mundo está de olho nas oportunidades que a Amazônia representa. A ideia da EXPOAMAZOMIA BIO&TIC 2022 é exatamente esta. Trata-se de um binômio que possibilitará nossa sobrevivência e diversificação industrial, econômica, e proteção ambiental. Com inovação tecnológica vamos agregar valor, oportunidades e, sobretudo, empregos sem desmatar a floresta. Lembrando de Marcuse no seu “fatalismo geográfico: talvez estes sejam os pilares da ponte entre o nosso presente e o futuro. O modelo produto-processo-serviço será transicionado cada vez para a servitização com capacidade de customização de baixo custo.

Assim vejamos:

Produto-processo (presente) – No presente por que sedimentam oportunidades da 4a revolução industrial quanto ao reposicionamento estratégico das em empresas, nas mudanças profundas nos modelos de negócios e escalabilidade em toda a cadeia de valor.

Serviço (futuro)No futuro pela necessidade de olharmos para as nossas efetivas vocações buscando a escalabilidade efetiva da cadeia de bionegócios, fortalecendo os laços com o interior, criando marcas exclusivas e com prestação de serviços.

Feira do Polo Digital de Manaus
Fup – Num de seus trabalhos sobre a maturidade da indústria 4.0 em Manaus, você descreve a fragilidade da qualificação tecnológica dos colaboradores do Polo Industrial de Manaus. Como fortalecer este elo vital da cadeia produtiva e do conhecimento?

S.B. – Este trabalho já deu resultados. Seu escopo era avaliar a prontidão tecnológica para a Indústria e a Amazônia 4.0. Os três eixos de medição da maturidade e prontidão de um conglomerado industrial são: gestão, processo e tecnologia. Os 2 primeiros relacionados com a maturidade que corresponde ao como a sua empresa relaciona-se com a cadeia de valor (percepção) e a tecnologia com a Prontidão, ou seja se a empresa possui alguma barreira ou obstáculo para uma mudança cultural, organizacional e nesse caso tecnológica.

A fragilidade apontada está relacionada com a prontidão tecnológica das pessoas, principalmente aquelas que estão diretamente ligadas à formação do fluxo de valor.

Portanto, no mapeamento que fizemos foi evidenciada baixa prontidão o que ressalta a urgência de novos modelos de capacitação e melhoria dos skills, aliás o Maturity Game atua exatamente nessa lacuna. Ampliando a prontidão tecnológica que está circunscrita na dimensão “pessoas e cultura” estaremos aumentando as chances de uma nova percepção de maturidade na cadeia de valor, o que pode ser traduzido em mais eficiência, novos negócios e produtividade.

Fup – Enquanto avançamos nossos desafios, nossas dificuldades institucionais de sobrevivência se tornam mais críticas. Vemos, por exemplo, o crime organizado explorando nossas potencialidades no modo depredação, destruindo o patrimônio natural e social. Em que medida a economia e a academia podem confrontar e superar estas distorções e instalar o desenvolvimento sustentável da região?

S.B. – Vejo com bons olhos as parcerias de qualificação acadêmica entre a USP e a UEA, as conquistas de colegas da UFAM, apesar da falta de suporte e de reconhecimento da importância da Ciência para o país dar o salto desejado. Talvez o nosso caminho seja mais longo, que é o da criatividade e da teimosia em fazer. Acredito que as parcerias internacionais, agora, poderão ser retomadas para preencher os vazios de toda ordem deixados pela pandemia. Essas aproximações são fecundas na lógica da vivência/convivência, aprendizagem/ensino, ou seja, produzindo soluções em conjunto. A realização da  EXPOAMAZÔNIA BIO&TIC 2022 será um divisor de águas, a partir de nós mesmos, pelos conhecimentos e oportunidades que estamos sacramentando. O Brasil nos olha sobretudo como fornecedor de receitas. Que pena para o país! Será que Brasília nos vê como pobres tecnologicamente e nos enxerga muito distantes para acessar? Longe é a China, a Amazônia está mais perto do que nunca, em busca apenas de conexão e interoperabilidade, para expansão de sua maturidade em amplos significados e direções. 

Esta coluna é publicada às quartas, quintas e sextas-feiras pelo Jornal do Comércio do Amazonas, sob a responsabilidade do CIEAM e coordenação editorial de Alfredo Lopes, consultor da entidade e editor do portal Brasil Amazônia Agora.
Sandro Breval é pós-Doutorado em Indústria 4.0 pela Faculdade de Engenharia, da Universidade do Porto, Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Cursos no exterior de estratégia e finanças nas principais escolas de negócios americanas (Universidade de Chicago e Wharton School) e europeias (ESADE e INSEAD). Atua em projetos de P & D, industriais, consultoria e treinamento. 
Assuntos: ABDIAmazonasAmazôniaAmazônia 4.0bioeconomiabionegócioscapaChinaEXPOAMAZÔNIA BIO&TIC 2022florestaFollow-upInovaçãoPolo Industrial de ManausQuarta revolução industrialSandro BrevalsustentabilidadeTecnologia
Compartilhar26Tweet16

Mais Notícias

Maioria dos assassinatos em conflitos por terra ocorre na Amazônia
Amazônia

Amazônia: prosperidade eternamente adiada 

22/05/2022
Chutando as escadas da Zona Franca de Manaus
ZFM

Quatro deficiências fragilizam e põem em risco a Zona Franca de Manaus

21/05/2022
Webinar | Diálogos Amazônicos – Desafios para o desenvolvimento sustentável na Amazônia
Amazônia

Novo estudo mostra que rios amazônicos favorecem o surgimento de novas espécies em terra firme

21/05/2022
CIEAM ingressa com pedido de Amicus Curiae na decisão liminar do STF na ADI 7.153
Amazônia

CIEAM ingressa com pedido de Amicus Curiae na decisão liminar do STF na ADI 7.153

21/05/2022
A ocupação da Amazônia
Amazônia

A ocupação da Amazônia

21/05/2022
Elon Musk anuncia satélites Starlink para 19 mil escolas na Amazônia
Amazônia

Elon Musk anuncia satélites Starlink para 19 mil escolas na Amazônia

21/05/2022
Tomem cuidado para que Elon Musk não devore a Amazônia
Economia e Política

Bolsonaro pretende tratar com Musk sobre fábrica da Tesla no Brasil

20/05/2022
Bioeconomia: novas formas de produção podem agregar valor às riquezas da floresta
Bioeconomia

Bioeconomia: novas formas de produção podem agregar valor às riquezas da floresta

20/05/2022
Novo centro une saberes na busca por soluções baseadas na natureza
Sustentabilidade

Novo centro une saberes na busca por soluções baseadas na natureza

20/05/2022
Próxima notícia
Brasil segue violando Acordo de Paris com nova meta do clima

Brasil segue violando Acordo de Paris com nova meta do clima

Conspiração Mineira quer plantar 1 Bilhão de árvores

Conspiração Mineira quer plantar 1 Bilhão de árvores

Pesquisa mostra como é possível gostar de matemática

Pesquisa mostra como é possível gostar de matemática

Mais Acessados

  • Pentágono está de queixo caído com a agilidade da Starlink

    Pentágono está de queixo caído com a agilidade da Starlink

    2954 Compartilhamentos
    Compartilhar 1182 Tweet 739
  • Cientistas flagram botos “brincando” com uma sucuri em rio da Amazônia

    565 Compartilhamentos
    Compartilhar 226 Tweet 141
  • Série de vídeos acompanha arqueólogos e retrata a presença indígena na Amazônia

    494 Compartilhamentos
    Compartilhar 198 Tweet 124
  • Zona Franca de Manaus contribui para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil

    254 Compartilhamentos
    Compartilhar 102 Tweet 64
  • Dez apontamentos sobre a Zona Franca de Manaus

    246 Compartilhamentos
    Compartilhar 98 Tweet 62

Posts recentes

  • Amazônia: prosperidade eternamente adiada 
  • Prefeito veta redução do valor de multa a quem joga lixo nas ruas e igarapés de Manaus
  • Quatro deficiências fragilizam e põem em risco a Zona Franca de Manaus
  • 8 dicas para uma vida com menos plástico
  • Novo estudo mostra que rios amazônicos favorecem o surgimento de novas espécies em terra firme

Comentários

  • Pedro Paramo em Um novo amanhecer – Wilson Périco
  • Pito Pérez em ‘Os bancos são os únicos que continuam lucrando em meio ao desespero da sociedade’, dispara Wilson Périco
  • Rigoberto Pontes em Amazônia, empreendedorismo é mais sustentável que o proibicionismo
  • Geisa da Graça em A Biotecnologia da Amazônia e o Brexit
  • Geisa da Graça em A Biotecnologia da Amazônia e o Brexit

Pesquisar

Sem resultados
Visualizar todos os resultados

Mais lidas

  • Pagamento extra de R$ 2 mil para aposentados e pensionistas do INSS é proposto ao Senado

    Pagamento extra de R$ 2 mil para aposentados e pensionistas do INSS é proposto ao Senado

    10360 Compartilhamentos
    Compartilhar 4143 Tweet 2590
  • Espécie de jararaca descoberta na Caatinga revela história evolutiva até então desconhecida

    6266 Compartilhamentos
    Compartilhar 2506 Tweet 1567
  • Caoa Chery pode lançar o carro elétrico mais barato do Brasil

    5266 Compartilhamentos
    Compartilhar 2106 Tweet 1317
  • A castanha-do-Brasil e a Covid-19

    3517 Compartilhamentos
    Compartilhar 1407 Tweet 879
  • ‘Vamos criar o Polo Industrial da Saúde’, diz Alfredo Menezes

    3270 Compartilhamentos
    Compartilhar 1308 Tweet 818
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Inicial
  • Amazônia
  • ZFM
  • Economia e Política
  • Agricultura
  • Meio ambiente
  • Saúde
  • BAA TV
  • Ciência
  • Glossário

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Inicial
  • Amazônia
  • ZFM
  • Economia e Política
    • Bioeconomia
    • Economia
    • Desenvolvimento regional
    • Infraestrutura
    • Piscicultura
  • Agricultura
  • Meio ambiente
    • Sustentabilidade
  • Saúde
  • BAA TV
  • Ciência
  • Glossário

Open chat
Receba notícias
Powered by Join.chat
Olá, envie seu número para assinar o serviço de notícias pelo Whatsapp do site Brasil Amazônia Agora