“A fome voltou ao Brasil com muita força! Dados recentes mostram que pelo menos 19 milhões de pessoas, em nosso país, estão passando fome e cerca de 55% dos domicílios têm algum aspecto de insegurança alimentar”, declara Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física (IF) da USP, em vídeo da campanha Coalizão contra a fome – A ciência de mãos dadas com a cidadania, que você pode assistir no final deste post.
A falta de segurança na alimentação é identificada quando, em uma casa, não há disponibilidade e acesso fácil aos alimentos e seus moradores correm risco de inanição.
O pesquisador alerta para este cenário de emergência, que já vinha sendo registrado desde 2017 – voltamos ao mapa da fome!! – e foi intensificado pela queda de renda da população.
De acordo com reportagem do jornal Valor Econômico, de setembro de 2020, o IBGE confirmou que o Brasil voltou ao a esse mapa cruel em 2018. E continua “firme e forte” neste ranking.
Soma-se a isso o valor definido para o auxílio emergencial durante a pandemia, que é insuficiente para alimentar uma família durante um mês, e que, por isso, é preciso uma reação imediata da sociedade.
“Além de fazer ciência temos que fazer ciência cidadã, ajudando a mitigar esse problema da fome”, destaca.
Artaxo faz parte do grupo de cientistas de várias universidades públicas brasileiras – a Coalizão Ciência e Sociedade -, que se mobilizou para lançar esta ação nas redes sociais e incentivar os cidadãos a ajudarem na luta contra a fome no país. Como?
Por meio de doações de alimentos a ONGs e movimentos que organizam a distribuição para as populações vulneráveis. Se você não sabe para quem doar, veja lista abaixo selecionada pela Coalizão.
Criada em fevereiro de 2019, a Coalizáo trabalha na divulgação de informações científicas na área socioambiental, buscando subsidiar a avaliação de políticas públicas no país. A instituição esta presente nas seguintes redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Para que ONGs doar
Eis a lista de organizações que recebem doações de alimentos e trabalham na distribuição, divulgadas pela Coalizão:
ATUAÇÃO EM TODO O BRASIL
- Ação da Cidadania (escrevemos sobre esta campanha logo no início da pandemia)
- Tem Gente com Fome (contamos sobre o apoio de personalidades a esta campanha)
- Periferia Sem Fome
- Rede Gerando Falcões
- Movimento Panela Cheia
- CUFA – Central Única das Favelas
REGIÃO SUDESTE
- Anjos da Noite (SP)
- Coletivo Solidariedade em Manguinhos (RJ)
- Rede Proteção Solidária
- Voz das Comunidades (RJ): pelo WhatsApp (21) 99535-9185
- Banco de Alimentos (SP)
- Periferia em Movimento
- Casa Batista da Amizade
- Cidades sem Fome (SP)
REGIÃO NORTE
- FOIRN – Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro
- Instituto Tchibum: PIX: 33.822.080/0001-10 (CNPJ)
REGIÃO NORDESTE
- Amigos do Bem
- Instituto Casa do Beradêro
- Associação da Juventude Camponesa Nordestina: Terra livre – Banco do Brasil, Agência 0697-1 , Recife, Conta corrente: 58892-X, CNPJ 09.423.270/0001-80
- Centro Sabiá
REGIÃO CENTRO-OESTE
REGIÃO SUL
Fonte: Conexão Planeta
Comentários