——- Antonio Silva ——-
“… queremos agradecer a todos os profissionais da saúde, atendentes, auxiliares, enfermeiros, médicos, voluntários, que esquecendo o cansaço atendem com dedicação, paciência e bondade a todos os que são atingidos por esse mal.”
Não tínhamos a mínima ideia dos impactos que nos atingiria o Covid-19, capazes de gerar a maior crise na saúde e na economia brasileira. Na Região Norte, somos o Estado mais afetado, com a triste contabilização de 2.160 casos confirmados como positivos, 175 pessoas internadas e 185 óbitos, segundo boletim da F undação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), até às 15 horas de ontem, 20.
A iminência do colapso
A situação é crítica e com certeza hoje esses números são superiores, podendo até levar o Sistema de Saúde a um colapso que ninguém deseja se ações rápidas e eficientes não forem adotadas.
Felizmente, atitudes solidárias se multiplicam, empresários se organizam para ajudar voluntariamente, empresas instalam e alteram linhas de produção para fabricar produtos que auxiliam, na medida do possível, no combate à pandemia. Todos de alguma forma tentam minimizar os prejuízos e as consequências do ataque de um vírus de alta capacidade de contágio, contra o qual não existem remédios nem vacina.
Fiquemos em casa
Desconhecemos o comportamento da doença, por isso devemos levar a sério as recomendações feitas pelas autoridades de saúde, federal e estadual, no cumprimento dos métodos de combate e contenção desse mal, que não escolhe classe social nem credo.
Nosso País e o Amazonas precisam de todos nós, unamo-nos para derrotar o inimigo comum. Disso dependerá nosso esforço, contribuindo espontaneamente, dando sugestões relevantes, ajudando no gerenciamento da crise, auxiliando nas necessidades mais prementes, enfim, nos unindo em torno de soluções urgentes e conscientizando o povo de que é preciso preservar-se, evitando aglomerações e usando mascaras, quando for imperiosa a saída às ruas.
Diálogos e atitudes construtivas
A indisciplina de grande parte da população, no que concerne ao isolamento social, na verdade pode ampliar o prazo para a retomada da economia. Conclamamos o Executivo e Legislativo nos níveis, Federal, Estadual e Municipal, bem como o Judiciário e toda a classe política, independente de sigla partidária, a eximirem-se de vaidades e de protagonismos, para que se unam num esforço coeso, na busca de soluções com o diálogo construtivo e o entendimento proativo, no combate a essa pandemia.
Reconhecemos as iniciativas e os esforços das autoridades, assim como valorizamos os serviços essenciais mantidos em funcionamento, para que continuemos cumprindo com o isolamento necessário para conter a propagação deste mal que ceifa vidas preciosas.
Evidências indicam que o vírus ainda estar por atingir seu pico na escala de contaminação.
Solidariedade, gratidão e oração
Estamos prontos a prestar nosso apoio, pois juntos seremos fortes e cuidaremos uns dos outros, empenhados na busca do bem comum.
Expressando o desejo de muitas pessoas, queremos agradecer a todos os profissionais da saúde, atendentes, auxiliares, enfermeiros, médicos, voluntários, que esquecendo o cansaço atendem com dedicação, paciência e bondade a todos os que são atingidos por esse mal. Que o Senhor nosso Deus e Jesus seu amado filho protejam a todos nós nesse momento de angústia. Amém.
Comentários